Não são apenas celebridades do Brasil e de fora que vivem de unhas sempre decoradas e bem esmaltadas; algumas famosas têm lançado moda ao aparecerem com unhas sem esmalte. Caso você ainda não tenha notado, confira aqui quem está aderindo a essa tendência e o porquê pode ser interessante segui-la.

Unhas Sem Esmalte
Frequentemente, uma famosa deixa os fãs surpresos ao aparecer em imagens nas redes sociais ou até mesmo na mídia com unhas sem esmalte. E se acha que isso acontece somente em situações do dia a dia, engana-se; há fotos até mesmo em campanhas publicitárias sem unhas decoradas.
É só procurar imagens de atrizes brasileiras como Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Giovanna Ewbank e Lucy Ramos, ou da cantora Luisa Sonza, para comprovar. Assim como nas fotos de estrelas internacionais, tais como Lily Collins, Zendaya, Gal Gadot, Amber Heard e Cara Delevingne, entre outras.

Porque adotar unhas sem esmalte?
Mesmo que nenhuma das mencionadas celebridades tenha explicado por que aparecem sem esmalte nas unhas, não é difícil pensar nos motivos. Apesar de ser ótimo para nossa autoestima ter as unhas sempre esmaltadas e bem decoradas, chega um momento em que é necessário deixá-las naturais.

Isso ocorre porque o esmalte isola a unha, e é crucial permitir que suas unhas “respirem” de tempos em tempos. Inclusive, dermatologistas recomendam essa prática para preservar a saúde das unhas e evitar possíveis problemas como infecções fúngicas.

Unhas sem esmalte, extensões e postiças
O fato de tantas celebridades estarem mostrando unhas sem esmalte pode estar associado também à necessidade de fazer uma pausa nas extensões e nas unhas postiças. Afinal, abandonar essas técnicas de alongamento das unhas é uma maneira de manter a saúde unguial.

O uso de alongamentos de unhas tornou-se uma febre mundial, conquistando também muitas figuras públicas. Afinal, se mulheres comuns desejam exibir belas e longas unhas, esmaltadas e decoradas por mais tempo, aquelas que dependem de sua imagem desejam ainda mais.

Apesar de serem práticas e belas, as extensões podem comprometer a saúde das unhas. Além de causar fungos, também as tornam mais frágeis. Portanto, ao adotar essa técnica, é aconselhável realizar pausas entre as aplicações.

De modo similar, muitas celebridades americanas costumam usar unhas postiças, uma moda que também algumas brasileiras seguem. Assim como as extensões, usar as unhas postiças continuamente também danifica as unhas naturais.

Não tem lógica pausar o uso de extensões e postiças e ainda assim aplicar esmalte, pois o alvo é deixar as unhas em seu estado natural para que “respirem”. Assim, a possibilidade de que as famosas estejam inovando em uma tendência de unhas sem esmalte cresce devido aos motivos já mencionados.

Não é apenas unhas sem esmalte que fazem bem
Optar por não usar esmalte, extensões ou unhas postiças pode melhorar a saúde das unhas, mas existem outras alternativas. Várias medidas podem ser tomadas tanto para preservar quanto para restaurar a saúde das suas unhas. Veja algumas sugestões:
- Mantenha uma dieta rica em biotina, cálcio e ferro;
- Aplique frequentemente cremes específicos para hidratação das mãos;
- Evite o exagero ao retirar cutículas para que suas unhas não fiquem vulneráveis;
- Sempre use luvas para realizar tarefas domésticas envolvendo água e produtos químicos;
- Não roa as unhas nem puxe “pelizinhas” ao redor das unhas;
- Assegure uma boa higiene das suas unhas, mantendo-as sempre limpas, aparadas e adeptamente lixadas.